Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Manuel Neto, um pintor autodidata


                                                         Manuel Neto (Foto de Natalia Santos)

Manoel Alves Neto nasceu em Fortaleza no ano de 1963. É desenhista, pintor, iniciou seu trabalho com a arte, ilustrando revistas em quadrinhos, e fez sua primeira exposição como profissional em Curitiba. A partir daí, vem realizando diversas mostras importantes em feiras, hotéis, museus e galerias.


O mais recente trabalho do artista é a ilustração do livro “Um museu encantado” de Conci Bezerra, que conta a história de crianças de descobrem vários leques de descobertas para a leitura, mesmo na era da multimídia. Manoel considera a obra bastante meiga e extremamente inteligente, pois foca na infância, criatividade e fantasias, destaca a importância da família e da escola na formação do individuo. Ele acredita que tudo isso desperta as crianças para o respeito à arte e ao passado.

Os quadros de Manoel neto são bastante regionais e mostram detalhes do dia a dia de cidadãos simples, que moram em cidades pequenas do interior, retrata as festas populares e momentos corriqueiros do dia a dia.

Com um currículo bastante extenso, Manuel concedeu ao Blog Cultura Franca uma entrevista, mostrando e explicando suas inspirações que resultaram em trabalhos lindos e premiados.

Cultura Franca: Qual foi o seu primeiro contato com a arte?

Manuel Neto: Foi ainda criança. Ao ver meu pai indo a feiras artesanais. Ele tinha muitos amigos que pitavam e quando ia com meu pai visitá-los, eu ficava prestando atenção como eles faziam e fiquei bastante curioso e comecei a treinar em casa.

CF: Qual o material que você usa para fazer os seus quadros?

MN: Eu uso material em PDF e coloco um pano e pinto em cima. Esse material pode ser aquela traseira de guarda roupa. Eu compro, mas muitas vezes eu ganho de amigos, parentes.

CF: De onde vêm suas inspirações?

MN: Do cotidiano mesmo. Eu costumo dizer que sou autodidata. Como eu já viajei muito e conheço muitos cantinhos do Nordeste, eu pego uma cena marcante e coloco nos meus trabalhos, por exemplo, o quadro “Os violeiros” eu guardei aquela cena na minha cabeça e quis retratá-la.

CF: Você pode mencionar algum trabalho premiado que você mais se orgulhou?

MN: Foi na I mostra de Arte NAIF em Piracicaba, São Paulo. Pra mim foi muito gratificante, eu coloquei na exposição 35 trabalhos e foram bastante elogiados.



Informações:

Diariamente suas exposições estão na AV. Beira Mar, próximo a praça dos estressados .

Ateliê de Manoel Neto: Rua 104 D, Casa 426 – Conjunto Acaracuzinho – Maracanaú/CE. CEP: 61920-170 – Fone: 34678528/8501-3915 Manoelalvesneto@hotmail.com ; www.manuelnetopintor.blogspot



                                          Quadros de Manuel Neto (Foto de Natalia Santos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário